Vários são os nós utilizados por pescadores para atarem anzóis, giradores, iscas artificiais etc.. Cabe a cada um escolher qual deles melhor se adapta para facilitar a vida na hora de fazer as amarrações. Geralmente os nós são simples de fazer, existem alguns bem complexos, mas com a prática acaba se fazendo com rapidez.
É interessante a todo bom pescador conhecer os nós e saber fazê-los, para que garanta que vai segurar na hora da briga com aquele troféu.
Alguns nós básicos que que utilizo:
1- Nó para amarrar anzol (olhal ou pata):
Este nó é especifico para anzóis, pois o mesmo é feito na haste do anzol podendo ser feito para anzol com olhal ou anzol com pata.
2- Nó para anzol, girador e outros terminais:
Este nó pode ser usado para todo tipo de terminal (anzol, isca artificial, girador, snap), também pode ser usado para amarrar a linha no carretel da carretilha ou molinete e na ponta das varas lisas.
Nó palomar:
Também pode ser usado para todo tipo de terminal e é muito simples rápido de fazer.
3- Nó albright:
Este é usado para a união do líder à linha principal, muito bom para unir monofilamento (nessa imagem representada pela linha azul), com multifilamento, mas também pode se usar para unir monofilamento com monofilamento.
4- Nó para união de linhas:
Muito bom para união de linhas por ficar firme e fazer pouco volume. Pode-se cortar as sobras de linha bem rente ao final do nó.
5- Nó para carreteis (molinete ou carretilha):
Este nó é bem fácil de fazer, ótimo para carreteis, principalmente na hora que precisar trocar a linha na beira da água, por ser rápido perde-se pouco tempo.
Tabela de resistência dos nós
Esta tabela contem diversos nós e a resistência dos mesmos:
A resistência dos nós de pesca estão relacionadas com a qualidade da linha que se usa, um bom nó tem uma boa aparência e não tem linha sobreposta na outra, pois isto fará o nó correr e se romper. Não se deve dar trancos para fechar os nós, é necessário lubrificar com saliva ou água na hora de fechá-lo, também pode-se lubrificar com detergente. O ideal é deixar de dois a três milímetros de linha quando cortar a sobra dos nós dos terminais, para que se tenha um pouco mais de segurança, se o nó correr na hora da fisgada.
Com estes nós é possível amarrar todo tipo de terminais usados na pesca, eles são simples e com a prática ficam cada vez mais fáceis de fazer.
Nenhum comentário:
Postar um comentário